segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Quelóide

Quelóide é uma hipertrofia celular que ocorre nas lesões cicatriciais de algumas regiões do corpo, ou seja, é "uma cicatriz que não sabe quando parar de crescer". Ele se caracteriza por uma cicatriz endurecida, que se eleva acima do nível normal da pele. O formato costuma ser irregular, e a lesão tem a tendência de aumentar progressivamente com o passar do tempo.
O tecido epitelial mostra-se escamoso,estratificado, em que fibroblastos produziram muito colágeno.Há um excesso de tecido Conjuntivo Subjacente.
A maioria dos quelóides aparece depois de machucados ou cirurgias, porém podem surgir espontaneamente ou até mesmo em locais de cicatrização de acne, queimaduras ou colocação de piercings.
O quelóide acomete igualmente homens e mulheres. Existe maior relato de quelóides em mulheres jovens do que em homens jovens, porém isso pode refletir o hábito mais freqüente das mulheres de furar os lóbulos das orelhas, para o uso de brincos. Observa-se que a incidência de quelóide é quinze vezes maior em indivíduos de pele mais escura, e acredita-se que esse risco seja devido à descendência africana e não à coloração escura da pele.


sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Estagios do reparo de feridas.

  • Resolução/remodelamento:ocorre a regressão dos vasos,remodelamento do colágeno.
  • Proliferação:reepitealização,angiogênese,fibrogênese
  • Inflamação:ocorrendo a ação das PMNs,macrófagos,linfócitos.]
  • Hemostasia:tampão de fibrina e plaquetas.

Cicatrização

Cicatrização:é o processo pelo qual o tecido necrosado é substituido por tecido conjutivo cicatricial.O tecido preexistente fica substituido por cicatriz fibrosa.Em situações em que sofremos um corte,a cicatriz alivi a dor pois a pele se fecha novamente e só fica a marca do machucado.O processo de cicatrização ocorre em quatro fases importantes:limpeza,retração,tecido de granulação e reepitelização.
Com o extravasamento líquido na zona ferida ocorre um edema (inchume), que dá o aspecto externo aumentado à zona de lesão. A cor avermelhada regional, nas zonas em cicatrização tem estas características por causa da vasodilatação e aumento do número de capilares.
Junto com estes fenômenos, na porção mais superficial da pele existe um intenso aumento das multiplicações celulares (mitoses) que possibilitam o preenchimento desta zona lesada com células epiteliais. Estas células tendem a fechar e impermeabilizar a zona ferida. Assim ocorre o processo de cicatrização.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Regeneração

Regeneração:Há um reparo,o tecido se recupera,continuando o mesmo.Sendo que é a capacidade das celulas se renovarem,o epitelio se regenera rápida e facilmente quando destruída.Exemplo de bloqueio de regeneração:quando o fibrinogênio dispara a gliose,bloqueando a regeneração do tecido nervoso central.